CURSO: AUDITORIA, PERÍCIA CONTÁBIL E FINANCEIRA

Definição de pós-graduação

Os cursos de Pós-Graduação são programas de estudos de longa duração que qualificam o graduado em determinada área do saber, dividindo-se em Lato Sensu e Stricto Sensu.

A decisão de fazer uma pós-graduação justifica-se por diversos fatores, notadamente pelos seguintes:
  • aprofundar conhecimentos; 
  • construir novas oportunidades de atuação profissional ou de ascensão na carreira; 
  • aumentar a empregabilidade; 
  • desenvolver o pensamento crítico e reflexivo; 
  • preparar-se para a carreira acadêmica e para concursos públicos; 
  • ampliar relacionamentos profissionais e acadêmicos.

A Pós-Graduação Stricto Sensu divide-se em programas de Mestrado e de Doutorado. O Mestrado é voltado para a formação de Docentes, exigindo defesa de Dissertação em determinada área do conhecimento que revele completo domínio sobre o tema. O Doutorado objetiva a formação de Pesquisadores, exigindo defesa de Tese em determinada área do conhecimento que represente contribuição original para a Ciência. O mestrado pode ser requisito para o doutorado ou não, dependendo do curso e da Instituição.

A Pós-Graduação Lato Sensu abrange exclusivamente os Cursos de Especialização e destina-se ao aprofundamento dos conhecimentos obtidos na graduação, ao preparo do aluno para o mercado de trabalho ou para iniciar a vida acadêmica na docência e na pesquisa. Os cursos de especialização que se direcionam para o mercado de trabalho são intitulados de Especialização Profissionalizante. Os cursos que se direcionam para a iniciação da carreira docente chamam-se Especialização com Capacitação Docente.

Cursos Pós-Graduação Lato Sensu são cursos ideais para profissionais que buscam atualização ou aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos e científicos de sua área específica de atuação. Ao final do programa, o confere um certificado de especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário